Adoro Te Devote

Um dos cinco hinos que Santo Tomás de Aquino compôs em honra ao Santíssimo Sacramento a pedido do Papa Urbano IV que estabeleceu a Festa de Corpus Christi em 1264.

O hino se encontra no Missal Romano como uma oração de ação de graças.

A instituição da festa litúrgica de Corpus Christi surge tardiamente na Igreja, em 1264. Para a elaboração do Ofício Litúrgico desta festa fora convocados os melhores teólogos daquele tempo: o dominicano Tomás de Aquino, o “Doutor Angélico” e o franciscano Boaventura de Fidanza, o “Doutor Seráfico”. Primeiro Santo Tomás apresentou diante do Papa e dos cardeais o seu “Adoro Te Devote”. Ao terminar, São Boaventura rasgou a composição que havia composto, afirmando que era tal a beleza do hino, piedade e a perfeição teológica, expressas em simples palavras, que a sua própria não merecia sequer ser ouvida.

Desde então este hino eucarístico se firmou como o mais importante, não saindo do repertório e inspirando geração após geração à adoração ao Santíssimo Sacramento, num convite perene à Santidade.

Esta é apenas uma pequena amostra de tudo aquilo que está na assinatura da Música Litúrgica Online. Se você tem interesse neste conteúdo, clique no botão abaixo e conheça o nosso projeto!