fbpx

O conteúdo que você está tentando acessar é exclusivo para assinantes, conheça a nossa proposta, torne-se um assinante e faça parte do nosso Coro Online!

Assinatura Música Litúrgica Online

Um portal completo, com tudo que você precisa para entender e executar o autêntico canto litúrgico.

Já imaginou a missa da sua paróquia com cantos dignos do Vaticano? Já se imaginou sendo capaz de cantar, de cabeça, os hinos e cantos tradicionais da Igreja?

A Música Litúrgica possuí a capacidade de tornar as orações e os textos da missa mais belos e solenes, tocando assim as almas dos fieis e elevando seus corações a Deus.

Você pode fazer isto pela sua comunidade, sua família e sua própria vida interior.

Aprender e se aperfeiçoar na Música Litúrgica é adquirir uma ferramenta capaz de aproximar a terra do céu! É aprender uma nova linguagem pela qual expressar o louvor, gratidão, contrição e reverência ao Pai Celeste.
Você pode pensar que isto não é para você, que está além da sua capacidade, que é algo muito complexo e difícil e que somente aqueles poucos que nasceram com o “dom” conseguem executar estas peças.

Nada mais longe da verdade!

O Canto Litúrgico não só é um patrimônio pertencente a todos os cristãos sem distinções, como historicamente sempre esteve na boca do povo. Assim como hoje conhecemos as músicas cantadas regularmente nas missas que frequentamos, os cantos tradicionais do Gregoriano, da Polifonia, hinos clássicos e belos em português e composições inspiradas no Gregoriano sempre fizeram parte do imaginário popular.
É um direito seu poder entoar a plenos pulmões o Salve Regina após o terço, poder acompanhar ou conduzir os cantos na liturgia de modo a aumentar o decoro e o esplendor das sagradas cerimônias e ainda dirigir-se a Deus, na intimidade da sua oração pessoal, por meio dos inigualáveis hinos com os quais tantos santos e santas oraram.

Infelizmente a cada dia a tarefa se torna mais difícil

Esta formação em Música Litúrgica, que um dia já foi algo comum e recorrente, hoje é algo raro e trabalhoso de se adquirir.
Os materias ainda são escassos, espalhados em diferentes cantos da internet, não raro exigindo elevados níveis de erudição musical para serem absorvidos com proveito.
Por outro lado, alguns cantos e formas de cantar não apropriados à liturgia se propagam com crescente intensidade.

Sei muito bem do que estou falando porque isto aconteceu comigo!

Em minha caminhada dentro da Igreja, sempre estive envolvido com a música que era tocada, tanto na Missa quanto nos grupos e pastorais pelos quais passei.
Aprendi com as pessoas a minha volta, consumi os materiais disponíveis nos sites e canais que encontrava e preciso admitir: cometi, em boa fé, inumeráveis abusos litúrgicos.
Por não entender o que é a Música Litúrgica e sua finalidade, por desconhecer o patrimônio musical da Igreja, por não saber onde encontrar a formação que eu tão desesperadamente precisava, muitas vezes cantei peças inadequadas aos Santos Mistérios.
Quanto mais eu estudava sobre a Santa Missa, mais crescia em mim um incômodo interior. Eu sabia que o meu canto poderia ser melhor, mas não sabia como melhorar.

A descoberta da autêntica Música Litúrgica mudou minha vida

Minha jornada me levou a conhecer dois incríveis corais dirigidos pelos maestros André Delair e Roger Pires. Neles, aprendi o que de fato é a Música Litúrgica, a forma desenvolvida e cultivada pela Igreja de se dirigir a Deus através do canto, os estilos, hinos e peças tradicionais e modernas que compõe este imenso e valioso tesouro.
Este aprendizado melhorou minha vida espiritual, minha participação na Missa e me capacitou a servir a Deus na Liturgia através do canto de forma mais plena e eficaz.

Este tesouro que a duras penas descobri é o mesmo que oferecemos aqui em nosso portal!

Passados dois anos desde os primeiros contatos com a autêntica Música Litúrgica, sinto um desejo muito forte de auxiliar na disseminação deste patrimônio que pertence a todos nós.
Da mesma forma que pude acompanhar diversas outras pessoas terem seus primeiros contatos com o Gregoriano, com os cantos litúrgicamente adequados em português, com a forma correta de salmodiar, muitos sem qualquer formação anterior em canto, quero que você tenha a mesma oportunidade.

E aqui não importa o seu nível de conhecimento musical. Do iniciante ao avançado o material que disponibilizamos auxiliará a todos.

A única condição necessária é a vontade. Vontade de aprender, de melhorar, de entregar para Deus o seu melhor.
Você pode agora estar se perguntando: tudo bem, mas o que afinal é este tesouro, esta forma própria de cantar desenvolvida pela Igreja, a chamada autêntica Música Litúrgica? Não é o que já conhecemos e que é cantado semanalmente nas comunidades Brasil afora?

Tudo o que pertence a liturgia é próprio para ela e não se encontra em nenhum outro lugar, com o canto não é diferente.

A forma como a grande maioria dos cantos utilizados na liturgia são compostos e executados atualmente é exatamente a mesma dos gêneros musicais populares.
Assim como os paramentos litúrgicos utilizados pelo Sacerdote não podem ser encontrados em qualquer loja de roupas, os cantos autenticamente litúrgicos não estão presentes nos grandes hits do momento, na televisão e no rádio.
Da mesma forma que as vestes do Sacerdote o caracterizam e nos dizem de forma inequívoca que ele está preparado para presidir a Liturgia, a Música Litúrgica é algo único e inconfundível.

A forma como se aprende Música Litúrgica não é a mesma pela qual aprendemos a música popular.

É evidente que muito se aproveita de uma formação musical regular na hora de aprender a Música Litúrgica, porém as escolas de música, sites e materiais voltados ao ensino da música secular não são suficientes para formar um músico que cantará a liturgia.
E por que não aprender diretamente com as partituras e livros que encontro pela internet? Você pode, mas é um caminho longo, perigoso e para a maioria das pessoas inacessível.
É muito mais simples aprender a cantar com a tutoria de um professor experiente, do que se dedicar anos a fio às técnicas de leitura e interpretação de notação musical para só então poder estudar os hinos e cantos da Música Litúrgica.

Um outro ponto: o mais importantes acerca da Música Litúrgica não está escrito nas pautas.

Historicamente a transmissão dos cantos pertencentes ao patrimônio musical da Igreja se deu, primariamente, por meio da imitação. A figura de um interprete que dá vida para as notas escritas no papel é o grande segredo do aprendizado da autêntica Música Litúrgica. E é exatamente isto que oferecemos!
Agora você deve estar pensando que, sendo assim, melhor seria procurar algum coro ou grupo de cantos com o qual aprender a cantar litúrgicamente.

Você definitivamente deve fazer isto! E já te apresento uma excelente opção: O Música Litúrgica Online, um coral virtual no qual o regente está 24 horas por dia à sua disposição.

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar em nossas dioceses corais e grupos de cantos. Muitas vezes, depois de finalmente encontrar um, os horários não batem ou então o local é muito distante e o deslocamento se torna caro e imprático. Têm ainda a questão dos ensaios perdidos que se acumulam, o repertório que aumenta, o regente que não consegue dar a mesma atenção para os novos que estão iniciando e não conhecem tão bem as peças.

Mas o que afinal é essa assinatura? Como funciona, quanto custa e quais as vantagens?

É simples! Por R$ 37,00 mensais você recebe acesso imediato a 20 aulas práticas que ensinam cantos do Gregoriano e em português para as diversas partes da missa, mais 5 aulas teóricas abordando diversos aspectos do universo da música litúrgica.
E isto é só o começo, você receberá também acesso à nossa comunidade exclusiva de alunos hospedada no Facebook, um espaço para troca de experiências, interação com os professores e compartilhamento de materiais.
Além disso, a cada novo mês 15 novas aulas são adicionadas ao portal, sendo 10 novos cantos e 5 novas aulas teóricas.

No espaço de somente um ano você terá aprendido 130 cantos litúrgicos capazes de atender a qualquer necessidade e, principalmente, capazes de conduzir a oração e elevar a alma dos fieis a Deus.

Complementando as aulas e a comunidade exclusiva será lançada a cada mês uma apostila na qual grandes nomes do Universo da Música Litúrgica no Brasil compartilham seus conhecimentos e suas experiências.

Ainda está em dúvida? Não se preocupe, se você assinar e, em até 30 dias, decidir que não quer continuar nós devolvemos seu dinheiro!

Mas tenho certeza de que não será o caso. Nossos professores possuem décadas de experiência com música litúrgica, regência, execução do repertório do Tradicional Gregoriano bem como cantos em português em diversas comunidades e nas mais variadas situações.
A qualidade e organização dos materiais também é um diferencial do Música Litúrgica Online! Nós acreditamos que a beleza importa e por isso nos esforçamos para oferecer um ambiente de aprendizado belo, funcional e prático.

Além disso, você pode cancelar sua assinatura quando bem entender , sem precisar explicar os motivos.

Falando em aspectos práticos, a economia feita ao se optar por aprender Música Litúrgica conosco é enorme!

Somente o custo de tutoria de um regente com as qualificações de nossos professores ultrapassa em muitas vezes o ínfimo valor da assinatura.
Some nesta equação os custos de deslocamento e tempo e você verá que não existe outra forma tão vantajosa e prática de se aprender Música Litúrgica.

Muitas pessoas já estão se beneficiando e aplicando os conteúdos que disponibilizamos e continuaremos disponibilizando gratuitamente em nossas redes.

Porém precisamos da sua ajuda para continuar este trabalho nas redes, bem como aprofundá-lo dentro do portal de assinaturas.
A Música Litúrgica precisa ocupar um espaço condizente com sua importância em nossa vida. Não pode estar atrás do ingresso do futebol, do cinema e do lanche. É possível conciliar tudo isto, o que não podemos é fugir ao chamado de servir na Liturgia através do canto da forma mais digna e bela possível!

Não deixe para amanhã, precisamos melhorar a música cantada nas missas Hoje!

Cada dia que passa, cada missa celebrada, é uma oportunidade de endereçar o culto a Deus de modo que os corações da assembleia se voltem ao Eterno Pai.
A Música Litúrgica tem a importantíssima missão de auxiliar os fieis a melhor aproveitarem as infinitas graças recebidas na celebração dos Santos Mistérios.
Não há tempo a perder, nada é mais importante do que o núcleo da fé cristã: a Eucaristia.
Vamos começar? Espero por você lá no portal para iniciarmos juntos esta caminhada, garanto que vai mudar a sua vida também, da mesma forma que mudou a minha e de tantas outras pessoas que conheci.

R$ 37/mês

* Garantia de 30 dias

* Cancele quando quiser

* Em até 30 dias da assinatura, se você não aprender nada conosco e nossas aulas não lhe fizerem bem algum, peça seu dinheiro da assinatura de volta que devolveremos sem pergunta alguma.

** A qualquer tempo se achar que o portal e a comunidade não estão gerando o resultado que você esperava ou não é mais uma prioridade para você, basta pedir o cancelamento da assinatura.

Todos os direitos reservados: Instituto Cultural Hugo de São Vítor | CNPJ: 22.590.339/0001-28

Rua São Manoel 456/204 – Porto Alegre-RS

×

[contact-form-7 id=”8″ title=”Contact Modal”]